28 de abril de 2015

Como usar os cartões???

Olá minha gente, tudo bom?

Hoje eu vou tentar explicar um pouquinho como usar os cartões de débito e crédito e diferenciá-los, porque muita gente ainda não vê a diferença entre eles. Como bons independentes que pretendemos ser, nada mais justo que aprender a usar os cartões, porque querendo ou não, eles vão fazer muita diferença na nossa vida.

O cartão de débito é como um "Compre agora e pague agora mesmo" pois ele vai subtrair diretamente da sua conta o valor da compra no momento em que você pagar. Já o cartão de crédito é como um "Compre agora e pague depois" pois ele é um empréstimo que a instituição financeira irá fazer, levando em consideração que você irá devolver o valor a ele numa data pré definida.

Os dois cartões tem suas utilidades e importâncias e é isso que vou tentar mostrar agora. O cartão de débito é extremamente útil quando você vai fazer uma compra e tem um dinheiro considerável na conta. Geralmente aconselha-se a usar ele para comprar coisas de pouco valor porque aí não vai ser extraído tanto da sua conta. 



Já o cartão de crédito é mais aconselhado quando você precisa fazer uma compra de um valor alto e tem que parcelar. MAS ATENÇÃO, só parcele se a loja informar que é sem juros! É sempre bom que haja um planejamento financeiro pra que você não se enrole depois com o pagamento do cartão, porque você tem que ter a certeza de que vai conseguir pagar as parcelas que fez. 

É bom perguntar também às lojas se elas oferecem desconto para pagamento à vista porque isso pode ser benéfico pra você. Se a loja oferecer algum desconto, prefira usar o cartão de débito, pois geralmente os descontos são de 3% a 5%, podendo chegar a 10%. Mas se a loja não oferecer nenhum desconto, prefira usar o cartão de crédito, pois é melhor que seu dinheiro renda na sua conta de investimento (geralmente rende cerca de 1% ao mês).


Perguntas que você tem que fazer: 
1) "Tem desconto pra pagamento à vista?" Se a resposta for sim, você deverá optar pela opção débito. Se a resposta for não, opte pela opção crédito.
2) "Pode parcelar em até quantas vezes SEM JUROS?" Essa pergunta só será feita se você estiver sem muita grana, mas nunca passe de 4 parcelas no cartão de crédito pra depois não se enrolar pra pagar o cartão porque os juros, as multas e as correções por atraso são altíssimos.

Espero ter ajudado, mas qualquer dúvida, coloca aqui nos comentários que eu respondo, tá? Um beijo!

4 comentários:

  1. Oi, Thais! Vou um pouco mais além. Costumo perguntar se tem desconto para pagamento em dinheiro. Geralmente compensa bastante se você já estiver planejando a compra de algum item e já tem o dindim separado. Ah! E pra não me enrolar com o cartão, a cada compra, eu guardo o papelzinho da máquina pra ir abatendo do valor que posso gastar com ele no mês. Ninguém merece pagar juros de cartão! Obrigada pelas dicas. Bjs, Alice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice, tudo bem? Boa dica essa dos papéis da maquininha. Nem sempre a gente consegue andar com dinheiro em espécie, mas perguntar se tem desconto dessa forma também é bem legal. Obrigada, um beijo!

      Excluir
  2. acho que também vale lembrar a porcentagem que o banco recebe no pagamento a credito e por isso q no credito fica difícil os descontos.
    bjs ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, bem lembrado! Obrigada por lembrar, um beijo!

      Excluir