25 de abril de 2015

Como estudar menos e aprender mais!

Olá minha gente, tudo bom??


Acho que vocês já sabem que eu faço faculdade de engenharia e, vou te falar, se no colégio já não era fácil estudar, imagina na faculdade. São mais cobranças e mais matérias que exigem muita responsabilidade. Por isso eu vim aqui aprender e explicar a melhor maneira de estudar. 

Discurso que você sempre ouve: "Antes de qualquer coisa, você precisa separar um tempo pra poder se organizar. Sentar numa cadeira e anotar todos os seus compromissos que são recorrentes, como natação, academia, igreja, enfim, qualquer coisa que você sempre tenha que fazer precisa ser anotado. Feito isso, faça uma lista das matérias que você tem e determine um tempo para estudá-las. Por exemplo, as matérias de humanas (História, Geografia, Filosofia...) necessitam de muita leitura e diagramas, então você vai mais ou menos 2 horas pra elas. Já as exatas (Matemática, Física, Química...) são mais demoradas devido aos exercícios que precisam ser feitos, então reserve no mínimo 3 horas pra elas." 

Tudo isso vocês escutam o tempo todo, mas o que não sabem é que não precisa ser assim. Existe uma maneira MUITO mais eficaz pra estudar e que você vai saber de tudo que estudou no final das coisas. Então vamos ao que importa.




No primeiro dia que você aprendeu a matéria você já sabe de tudo e tá fresquinho na cabeça, então 100% da matéria vai estar na sua memória. Se no mesmo dia você não revisar, 40% do que foi aprendido já vai ter sido esquecido nas primeiras 24 horas. O truque é fazer o seguinte: no dia que o professor der a matéria, revise o que ele disse por 30 minutos e faça 6 exercícios no mesmo dia. No segundo dia, sente e revise a matéria fazendo resumos e outros 3 exercícios por 10 minutos. Ao sétimo dia, você vai revisar a mesma matéria por 5 minutos e depois, você só vai rever essa matéria de novo, após 30 dias que ela foi dada por 2-4 minutos. Fácil né?

Só pra deixar bem claro eu vou dar um exemplo.
Matéria: Equação do 2º grau
Dia 1: 30 minutos de revisão + 6 exercícios
Dia 2: 10 minutos de revisão + 3 exercícios
Dia 7: 5 minutos de revisão 
Dia 30: 2-4 minutos de revisão

Bom galera, espero que eu tenha ajudado bastante! Me contem depois se deu certo com vocês, um beijo!

4 comentários:

  1. Estudar por 10 minutos parece pouco. Tenho minhas dúvidas se isso dá certo mesmo. A vida inteira passei tardes e noites estudando para as provas e, não muito raro, até de madrugada. Estudar num dia pra fazer a prova no dia seguinte e assim, tentar lembrar do conteúdo. É um sufoco só! bjs Alice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alice, tudo bom? Por incrível que pareça, dá certo mesmo. Isso é um estudo feito por psicólogo alemão chamado Herman Ebbinghaus em 1885. Agora olha só, foi feito em 1885 e a gente passando esse tempo todo se matando de estudar Hahahha Mas não fica estudando de madrugada pras provas não, se você fizer o que eu disse no post, você nem vai precisar perder horas de sono, tá? Um beijo!

      Excluir
  2. Tb achei estranho amiga blogueira, um bizu é estestudae noitinha/madrugada é um horario calmo mas n passe das duas, mas só faça isso se vc estudar de tarde se vc estuda de manha vai acabar se prejudicando, outro macete é mudar o seu turno na escola ou faculdade pra tarde é bem melhor bj :* ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?? Achei estranho no começo também, e fui pesquisar se realmente funcionava porque não ia colocar algo aqui que prejudicasse alguém. Pra minha alegria e pra alegria de todo mundo, descobri que realmente funciona. Qualquer dúvida, é só coloca no Google "Curva do esquecimento" que você vai encontrar o estudo direitinho que foi feito por Herman Ebbinghaus. É bem legal mesmo! Um beijo pra você!

      Excluir