21 de abril de 2015

Como poupar dinheiro?

Olá galera, tudo bom?


O post de hoje vai ser bem importante pra quem, como eu, já quer juntar seu próprio dinheirinho. Bom, já venho juntando meu dinheiro desde pequenininha porque aprendi a valorizar o pouquinho que eu ganhava. Nunca fui de gastar com besteira e coisa que eu não precisava, então sempre tinha alguma coisa na poupança que meus pais criaram pra mim.


Antes de qualquer coisa você precisa anotar o que você recebe a cada mês e com o que você gasta esse dinheiro. Anote TUDO, desde as compras no mercado e passagem de ônibus até o copo de açaí de fim de tarde. Fazendo isso por um mês você já vai ter uma noção do que realmente é importante. O primeiro mês é basicamente de teste, ao fim dele serão cortados todos os gastos desnecessários e vai ser anotado em uma planilha tudo aquilo que é importante.

Mas calma, as bobeirinhas não serão cortadas totalmente. Guarde pelo menos 15% do que você ganha pra poder comprar o que quiser. Exemplo, se a mesada/salário for de R$ 200, 30 reais serão reservados pra você poder comprar o que quiser. Mas se seu sonho de consumo for uma coisa que custa 200 reais, aí vai ter de haver um esforço um pouquinho maior. Se quiser essa coisa pra ontem, se possível, pelo menos 50% da sua receita vai ter que ficar guardada, de preferência numa poupança pra você não ficar se boicotando.




Como eu sempre quero as coisas pra ontem, faço de tudo pra guardar o MÁXIMO possível de dinheiro. Esse mês peguei uma nota de 20 reais e fingi que era tudo o que eu tinha. Nunca na minha vida durou tanto esse dinheiro Hahahah Já estamos no final do mês e ainda tem 16 reais, fiquei super feliz com isso. Pelo menos eu acho muito mais difícil guardar uma nota de 20 do que guardar uma nota de 100, por exemplo, então isso me mostrou que eu sou capaz de guardar mais dinheiro se eu quiser. 


Com força de vontade e educação financeira vai ser bem difícil você querer uma casquinha no McDonald's e não ter dinheiro pra comprar Hahahha Bom, essas foram dicas bem básicas de como se planejar financeiramente. Espero que tenham gostado, beijos!

4 comentários:

  1. Thais, como vc conseguiu essa proeza de gastar somente R$4,00 num mês? No meu caso tá sobrando mês no fim do dinheiro. kkkkk
    Dei uma olhada nessa planilha e é bem abrangente. Gostei da ideia. Vou tentar controlar assim e depois te conto por aqui como foi a experiência.
    bjs, Alice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice! Que bom que você gostou da planinha, é bem legal, né? Mas isso de estar sobrando mais mês que dinheiro a gente resolve Hahahah É só seguir as dicas que no final vai dar tudo certo. Experimenta fazer no mês que vem, tenho certeza que vai ajudar, beijão!

      Excluir
  2. Ótima dica eu tenho imensa dificuldade em juntar dinheiro adorei o seu método muito útil mas você realmente consegue ser muito controlada parabéns! Adorei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Obrigada Hahah Mas pra ser controlada com dinheiro eu precisei de bastante prática porque tudo que eu via na minha frente eu queria comprar. Espero que eu tenha te ajudado, um beijo! ;*

      Excluir